segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Como cuidar dos cabelos?


Foto disponível em: www.hji.co.uk 

Como cuidar dos cabelos?

Lavar o cabelo adequadamente é importante para deixar o couro cabeludo saudável e manter os fios bonitos. Utilizar adequadamente um shampoo e condicionador é fundamental nesse processo. Existem vários tipos de shampoos, bem como condicionadores e cremes, mas poucos homens sabem a diferença.

Vale a pena ressaltar que alguns produtos podem ressecar o seu cabelo, bem como o uso excessivo destes também pode influenciar nesse processo. Cremes em excesso, aplicados diretamente no couro cabeludo podem gerar problemas nestes, causar caspa, seborreia etc.

Há shampoos específicos para homens, mas não há muitas opções. Na verdade, desconheço restrições entre marcas desses produtos para homens. Eles não foram feitos para homens ou mulheres, mas para o cabelo.

TIPOS DE SHAMPOO


SHAMPOO SEM SULFATO

O sulfato é muito utilizado na indústria de produtos para cabelos, mas pode ser mais agressivo, dependendo da frequência de uso, ajuda a limpar o cabelo, mas pode ressecá-lo. Os shampoos sem sulfatos são mais suaves e são muito indicados para cabelos cacheados e cabelos secos. O ideal é ter mais de um shampoo e saber utilizar cada um deles. O shampoo com sulfato não é recomendado para ser utilizado todo os dias, utilize-o de vez em quando intercalado com o sem sulfato.

SHAMPOO ANTIRRESÍDUO

Esse tipo de shampoo é bom para uma limpeza profunda nos fios do cabelo. Contém muito sufactante. Ele abre os fios para receber algum outro produto para tratamento. Não deve ser utilizado todos os dias, mas a cada uma ou duas semanas.

SHAMPOO PEROLADO

Dá para perceber a diferença deste shampoo para os de surfactantes (derivados de sulfato). Ele não é transparente e não tem função direta de limpeza. É um shampoo para tratamento de determinado tipo de cabelo, para hidratação, por exemplo etc. Antes de utilizá-los, é importante passar um shampoo transparente, que, de fato limpa o cabelo e o couro cabeludo, pretando aquele para a hidratação, por exemplo.

SHAMPOO LEITOSO

Não tem alto teor de limpeza. É utilizado para alguma disfunção do couro cabeludo, como para auxiliar no tratamento de caspa. Também podem ser utilizados para cabelos que estão muito ressecados, cabelos com química... Na verdade, quando faço distinção entre transparente ou não, as funções do shampoo também dependerão do que cada um destes contém. Alguns shampoos transparentes podem ressecar o cabelo, outros não... é preciso ler as informações dos produtos e fazer testes para compreender qual deles se adequa melhor ao seu tipo de cabelo.

Não abusem da quantidade dos produtos para não causar problemas no couro cabelo. Após a lavagem com shampoo, dependendo do tipo de cabelo, passe condicionador (e não creme). Se o cabelo for curto, passe pouco condicionador, mas não aplique esse produto ao couro cabeludo, mas sim nas pontas do cabelo, apenas. Cremes devem ser utilizado para tratamento, devem permanecer mais tempo no cabelo do que pouco tempo após um banho (e não devem ser utilizados todos os dias). Se você passou condicionador no cabelo, evite passar creme para pentear, evite "emplastar" o cabelo. Cuidado com quantidade excessiva de gel, pomadas, espumas, isso tudo pode agredir o seu cabelo

Após a lavagem, seque os cabelos, evite deixá-los úmidos, para evitar problemas no couro cabeludo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário