sábado, 12 de setembro de 2015

Homens podem utilizar produtos de beleza para mulheres?


Foto disponível no site: http://www.binipatia.com/hirsutismo/

Embora haja produtos de beleza específicos para o público masculino, com tecnologia relativa ao tipo de pele e metabolismo deste, muitos produtos de beleza para o público feminino podem ser utilizados por homens sim. A grande questão, talvez, seja o medo e a vergonha em relação ao público masculino comprar esses produtos por acreditarem que homens não devem ou não podem se cuidar, mas apenas mulheres. E algumas mulheres (algumas com a mente muito pequena e submissa) até têm esse preconceito de que homem que se cuida e consome esses produtos não é "homem de verdade". Esse tipo de mulher quer um "animal selvagem" para viver com ela e generaliza que esse estereótipo de homem é o único que deve prevalecer para o universo masculino (o conceito de homem não se limita ao estereótipo do homem animal selvagem), são mulheres dependentes, que irão fazê-lo trabalhar para elas viverem um mundo de submissão. De duas uma: ou elas são tão selvagens quanto esse tipo de homem (e não se cuidam) ou elas têm medo de que os seus companheiros "roubem" a cena mais do que elas. Por favor, né? Nós estamos no século XXI e as pessoas se completam, relacionamento não é um jogo (mulheres brigam e competem entre si, e não deveriam competir, mas querer competir com os seus companheiros?). Fuja desse tipo de mulher!
Acho um exagero desenvolver produtos especificamente para o público masculino (não verdade, alguns produtos não deveriam fazer distinção ou figurar nas propagandas como "vendíveis" apenas para mulheres) e, geralmente, estes costumam ser bem mais caros do que os oferecidos para o público feminino. Além disso, não há tantas opções para o público masculino. Por exemplo, você já viu algum produto que ajuda a amenizar olheiras para homem? (Talvez na internet você encontre, mas em shoppings, lojas, dificilmente). E não faria muito sentido haver um produto tão específico como esse para homens, afinal, olheiras são olheiras (talvez algum cientista até comprove que as olheiras de homens são diferentes das olheiras das mulheres e precisam de compostos diferenciados para serem tratadas, mas é difícil lançar um produto assim). Tintas de cabelo, determinados cremes faciais são concebidos como exclusivamente de mulheres (mas isso ocorre, principalmente no caso de comercial e de uma foto com uma mulher na capa do produto, porque mulheres, de fato, consomem mais essas coisas do que homens, embora isso esteja mudando. No caso das tintas, inclusive, há grande diferenciação nesse mercado. E essa diferenciação gera pouquíssimos produtos masculinos, como se o público masculino não pudesse ter outras opções: de cores, marcas, por que não?
Na verdade, deveríamos falar em gênero e não em "homem" e "mulher", nem vou explicar essa questão, mas a falta de conhecimento sobre o que é gênero está relacionada a esses limites sociais de que homem não pode se cuidar, senão ele é, necessariamente, gay etc. mas esse diálogo é muito alto nível para o mercado de produtos que, geralmente, são consumidos por uma grande massa alienada. Acho que os rapazes heterosexuais, vamos dizer assim, podem se cuidar sim. Isso não os torna homossexuais. Na verdade, homosexualidade ou heterosexualidade não tem nada a ver com produto de beleza, muito menos com roupas ou com padrões tão absolutos como a sociedade tem, erroneamente, imposto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário