sexta-feira, 12 de janeiro de 2024

Tipos de textos científicos

 No processo de formação científica ou na rotina do fazer científico, o autor, seja pesquisador, professor, estudante, tem de redigir diversos tipos de trabalhos científicos. Existem diversos tipos de trabalhos científicos. Basicamente, esses trabalhos apresentam a seguinte tipologia:   Relatórios técnico-científicos Notas Técnicas Monografias de graduação e especialização; Monografias de pós-graduação (dissertação e tese);  Artigos em publicações periódicas;  Trabalhos de divulgação científica (eventos científicos)  Projetos de pesquisa;  Resumos/Abstracts  Livros  Capítulo de livros  Resenhas críticas E outros.  A NBR 10.719, de 1989, “Apresentação de relatórios técnico-científicos”, por exemplo, define “relatório científico” como um documento que relata formalmente os resultados ou progressos obtidos em investigação de pesquisa e desenvolvimento ou que descreve a situação de uma questão técnica ou científica. O relatório técnico-científico apresenta, sistematicamente, informação suficiente para que um leitor qualificado possa tirar conclusões para um futuro trabalho. O relatório é preparado em função e sob a responsabilidade de um organismo ou de pessoa a quem será submetido (MATTAR, 2008, p. 157).  Todos os textos científicos devem ter uma estrutura comum, ou seja, uma parte introdutória, partes que são responsáveis pelo desenvolvimento do assunto (corpo do trabalho) e uma conclusão que “arremata” o trabalho, apresentando conclusões, considerações finais e recomendações. No entanto, dependendo do tipo de trabalho, a estrutura do texto científico sofre variações, de acordo com sua especificidade e normas a serem seguidas.  Escrever um texto científico reflete o domínio que o redator tem sobre o tema que pesquisa, sobre a estrutura de um texto técnico-científico e sobre a língua que utiliza para apresentar formalmente sua pesquisa.   O relato técnico-científico é “concebido como um instrumental para a comunicação dos resultados e avaliação do processo investigativo” (BARROS; LEHFELD, 2000, p.96). Por isso, ele deve seguir alguns passos, orientações metodológicas para a montagem desse texto. 

Disponível em: http://mtc-m16d.sid.inpe.br/col/sid.inpe.br/mtc-m19/2011/12.12.11.52/doc/publicacao.pdf

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